Central Telefônica Voip – PABX IP
O PABX IP (Central Telefônica Voip) é uma solução de telefonia, que a primeira vista, assemelha-se a uma central telefônica convencional. No entanto, esta solução vai muito além do que uma central comum pode oferecer. Além de todas funcionalidade já conhecidas, um PBX IP ou IPBX, como também é chamada, proporciona flexibilidade de upgrade, integração entre sistemas externos e a telefonia, inteligência no tratamento das chamadas recebidas e efetuadas, geração de economia com interligações e roteamento avançado de baixo custo ou de custo zero.
Funcionalidades
- Ramais IP (SIP) ou Analógicos (FXS);
- Rotas personalizadas;
- Gravação de ligações;
- Correio de Voz no seu email;
- Escuta supervisionada;
- Grupos/Filas de atendimento com estratégias de otimização;
- Musica de Espera;
- URA/IVR – Atendimento automático;
- Siga-me;
- Consulta portabilidade;
- Troncos (E1-TDM, SIP-E1, GSM, VOIP, FXO ou Analógico, H323)
- Relatórios de chamadas, filas, abandonos, gravações.
Telefonia IP
A Telefonia IP ou VoIP (Voz sobre IP) é uma tecnologia que permite realizar chamadas telefônicas sobre uma rede de dados IP como se estivesse utilizando a rede STFC (Sistema de Telefonia Fixa Comutada). Esta tecnologia vem se firmando como a que mais faz convergência devido às novas funções trazidas das redes de dados para a rede de telefonia.
Equipamentos necessários
Para definir quais equipamentos serão necessários para uma solução de pabx ip, primeiramente deve-se analisar alguns pontos importantes da operação, são eles:
- Tipos de Ramais – SIP ou FXS/Analógico;
- Qual forma de utilização do usuário final – ATA com Telefone Comum, Telefone IP, Telefone analógico, Softphone…
- Quais troncos/links serão utilizados (GSM, E1, Linha analógica, etc);
- Quantos ramais serão necessários;
- Quantas chamadas simultâneas são previstas;
- Será necessário gravação de chamadas;
Tendo as informações citadas acima, é possível definir quais os equipamentos e suas devidas configurações, para que o sistema opere adequadamente.
Como funciona?
A Central Telefônica Voip, funciona como um servidor de telefonia, assim como outros servidores na sua empresa, este terá como função prover os serviços de telecom e seus relacionados. O servidor pode estar fisicamente na sua empresa (On Promise) ou em nuvem (Cloud), sendo que a segunda opção requer um estudo de link de internet e provedor de serviços em cloud. Com esta tecnologia, todos dados agora trafegam na rede de dados (IP), sendo possível comunicações entre matriz e filiais, ramais remotos, funcionários trabalhando home-office com seu ramal, entre muitas outras vantagens.
Exemplo Visual
Quais tecnologias envolvidas em uma central telefônica voip?
Algumas das principais tecnologias utilizadas para uma solução de PABX-IP
- Linux ( Sistema Operacional )
- Asterisk ( O que é Asterisk? )
- SIP ( Session Initiation Protocol )
- Apache ( Web Server )
- PHP ( Linguagem Programação )